Total de visualizações de página

quinta-feira, 31 de março de 2011

Alguns conceitos importantes para a área da Psicologia

Todas as pessoas que tem interesse pela Psicologia devem entender de Subjetividade e Objetividade. Para tentar facilitar um pouco a vida de alguns pretendentes a essa área irei dá um conceito simples, mas que explica exatamente o que essas palavras significam.
· Subjetividade: é como o individuo pensa, age e reage ao ambiente em que está inserido. É o homem em suas expressões visíveis (fala, escrita), e invisíveis (pensamento, emoções), singulares (modo de andar) e genéricas (modo como o indivíduo se comporta obedecendo a algumas características de um grupo).
· Objetividade: é tornar concreto o que pensamos e planejamos.
Agora que já sabemos o que significa está na hora de nos aprofundarmos um pouquinho.
O que significa objetivar a subjetividade?
Embora essa expressão soe estranho a nossos ouvidos ela está presente em nosso dia a dia. A partir de agora todos irão saber o que isso significa e toda vez que pensarem ou fizerem alguma coisa irão lembrar-se desta expressão.
Como já foi dito antes essa expressão esta inserida em nossas vidas, pois objetivar a subjetividade nada mais é do que executarmos tudo o que planejamos anteriormente em nossas cabeças, ou seja, é expressar, colocar no mundo os aspectos invisíveis (pensamento, emoção), dando forma a esses aspectos. E como fazemos isso? Um exemplo simples é a relação do que pensamos com o que dizemos ou escrevemos, neste exemplo o que é subjetivo é o pensamento porque ninguém consegue saber o que outra pessoa está pensando e o objetivo é a fala ou a escrita, pois é a expressão do que pensamos e só assim outras pessoas saberão o que pensamos. Por exemplo, eu antes de escrever qualquer palavra que você está lendo agora, eu tive uma confusão de pensamentos na minha cabeça, mas que mais ninguém além de mim ficaria sabendo se caso eu não estivesse expressando meus pensamentos através da escrita.
E agora o que quer dizer subjetivar a objetividade?
Provavelmente você está imaginando o que essa expressão significa baseado no que foi dito sobre objetivar a subjetividade e se caso estiver pensando que é basicamente o contrario, você estará ligeiramente certo, porém para um melhor entendimento aqui vai uma explicação mais didática. Essa expressão quer dizer que as coisas que vemos nos fazem refletir internamente e gera novos pensamentos sobre a realidade em que cada um está inserido e isso é tornar subjetivo o que é concreto (objetivo), ou seja, é a forma como cada um dá sentido ao mundo, mas embora o mundo que percebemos seja individual a cada um, as conclusões que tiramos dele não é apenas afetada pelo que vivemos e presenciamos agora, mas também pelas coisas que vivemos em nossa infância.
O individuo está em constante objetivação da subjetividade e vice-versa, pois o individuo para realizar alguma atividade ele primeiro planeja o que irá fazer ou dizer para só depois realizar a ação. Também ocorre do individuo projetar suas ações a partir do que já está concretizado. Sendo assim podemos afirmar que objetivação da subjetividade e subjetivação da objetividade é circulo vicioso que não para nunca, pelo simples fato de o homem mudar o ambiente e o ambiente mudar o homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário