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sexta-feira, 29 de abril de 2011

Estudo do Comportamento

Nesse texto convido vocês a entender um pouco sobre uma das três teorias da Psicologia do século 20.
Foi John B. Watson que inaugurou o termo Behaviorismo, que vêm do inglês behavior e significa comportamento, sendo assim o comportamento do ponto de vista do Behaviorismo é o objeto de estudo da Psicologia, que alcançou com isso o patamar de ciência. Segundo Watson alguns estímulos levam o organismo a emitir respostas.
Vamos entender melhor quais são esses estímulos e essas respostas através do estudo dos diversos comportamentos.
O comportamento respondente é o que temos automaticamente, muitas vezes sem nem percebermos, porém não existem muitos desses comportamentos que podem ser chamados de comportamento respondente natural ou estímulo incondicional, mas existem vários estímulos condicionados que é a união de um estímulo incondicionado com um estímulo neutro que passa a receber a mesma resposta do estímulo incondicionado.
O principal behaviorista depois de Watson é B. F. Skinner, a sua linha de estudo ficou conhecida como Behaviorismo radical e a base de sua corrente está na formulação do comportamento operante. No comportamento operante o organismo age sobre o meio e recebe um efeito resultante dessa ação. Esse comportamento pode ser representado por: R→S que significa a resposta leva ao estimulo reforçador, esse estímulo pode ser chamado apenas de reforço.
Esse reforço é conseqüência de uma resposta, que pode alterar a repetição dessa resposta no futuro, os reforços podem ser: positivos (oferece algo desejado ao organismo) e negativos (permite a retirada de algo incomodo, estimulo aversivo). Os eventos reforçadores podem ser divididos em primários, que são os estímulos básicos para sobrevivência (alimentos, água, afeto) e secundários, que são os que nos fazem chegar aos primários (dinheiro). Já o reforçamento negativo possui dois processos importantes, são eles: esquiva, que com a percepção de um primeiro estimulo aversivo, reforçador negativo condicionado (aprendido) tenta-se evitar o segundo estímulo que também é aversivo, essa ação de tentar reduzi-lo é reforçada pelo comportamento operante, o outro processo importante é o de fuga, que também tenta evitar o estímulo aversivo, porém este já está em andamento essa tentativa se dá fugindo do mesmo.
Além desses processos a Análise Experimental do Comportamento formulou mais dois: o de extinção, que pode fazer a resposta deixar de ser emitida; e o de punição, que pode ser a resposta a um estímulo aversivo ou a retirada de um reforçador positivo.
No Behaviorismo existe ainda um estudo do controle que o ambiente exerce sobre nós, sobre esse assunto são apresentados dois importantes processos: o de descriminação e o de generalização.
No discriminatório o indivíduo é capaz de emitir respostas diferentes para estímulos semelhantes. Já a generalização, ocorre por confundirmos estímulos diferentes emitindo a mesma resposta como se eles fossem o mesmo estímulo.



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