Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Psicologia Social?? Do que se trata??


Vamos entender um pouco de psicologia social? Mas para isso precisamos primeiro de uma breve explanação do seu contexto histórico.
Foi na década de 50 que começou a se pensar em Psicologia Social, inicialmente ela tinha uma tradição pragmática norte-americana (que tentava minimizar os conflitos) e a tradição filosófica (que buscava modelos científicos). Porém em 1976 países do terceiro mundo na América Latina não aceitavam mais a psicologia pragmática dos EUA, com isso alguns deles formaram associações para melhor explicar a psicologia social de acordo com o contexto histórico e cultural em que viviam.
A psicologia social se torna dificil de ser compreendida porque ela tenta entender o individuo, porém o individuo e o meio ambiente em que vive não podem ser separados e cada ambiente e individuo tem características especificas, sendo assim quando um individuo altera o meio em que vive ele será modificado de uma forma, mas se o mesmo individuo estivesse em outro ambiente ele seria modificado de forma totalmente diferente. Então não há como se aplicar a mesma regra em tempo, espaço e com individuos diferentes. Foi por isso que países da América Latina se revoltaram quanto ao modelo dos Estados Unidos. Desta forma o individuo deve ser visto como produto ( o meio muda o individuo) e produtor ( o individuo muda o ambiente) da sua história pessoal e social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário